quinta-feira, 19 de abril de 2012

Desafios da tecnologia na escola

Objetivo: Desenvolver no aluno o hábito de pesquisar e tirar proveito da internet na sua aprendizagem.

Justificativa: No mundo tecnológico, tudo está voltado às inovações tecnológicas, com isso a escola precisa capacitar professores e alunos para enfrentar os grandes desafios dessa modernidade.



TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista. A pessoa autoritária utilizará o computador para reforçar ainda mais o seu controle sobre os outros. Por outro lado, uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação.
As tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria -o conhecimento com ética.
As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo. O mesmo acontece com os professores. Os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente na rede para quem quiser.Alunos e professores encontram inúmeras bibliotecas eletrônicas, revistas on line, com muitos textos, imagens e sons, que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentação. O professor pode estar mais próximo do aluno. Pode receber mensagens com dúvidas, pode passar informações complementares para determinados alunos. Pode adaptar a sua aula para o ritmo de cada aluno.Pode procurar ajuda em outros colegas sobre problemas que surgem, novos programas para a sua área de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.
O re-encantamento, em fim, não reside principalmente nas tecnologias -cada vez mais sedutoras- mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças e que nos solicita a um consumismo devorador e pernicioso. É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio. É frustrante, por outro lado, constatar que muitos só utilizam essas tecnologias nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias. O re-encantamento, em grande parte, vai depender de nós.

Bibliografia:
- GARDNER, Howard. As estruturas da mente. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1994.
- MORAN, José Manuel. Interferências dos Meios de Comunicação no nosso Conhecimento. INTERCOM Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, XVII (2):38-49, julho-dezembro 1994.
- NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
- POSTMAN, Neil. Tecnopólio; A rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
-RECODER, Maria-José et alii. Informação Eletrônica e Novas Tecnologias. São Paulo: Summus, 1995. 

4 comentários:

  1. Estamos na medida do possível atualizando nosso blog, em breve apresentaremos algumas novidades.

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  2. Olá colegas do eproinfo é com alegria que apresento algumas colocam do Moran a respeito das tecnologias o autor assevera. São observações importantes.
    Lemos, com freqüência, que as tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. E nós estamos cercados de tecnologias, são avanços e mais avanços. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo. A máquina a vapor, a eletricidade, o telefone, o carro, o avião, a televisão, o computador, as redes eletrônicas contribuíram para a extraordinária expansão do capitalismo, para o fortalecimento do modelo urbano, para a diminuição das distâncias.
    O capitalismo visa essencialmente o lucro. Tanto as tecnologias -o hardware- como os serviços que elas propiciam -os programas de utilização- crescem pela organização empresarial que está por trás e que as torna viáveis numa economia de escala.
    As tecnologias viabilizam novas formas produtivas. Cada tecnologia modifica algumas dimensões da nossa inter-relação com o mundo, da percepção da realidade, da interação com o tempo e o espaço. Antigamente o telefone interurbano -por ser caro e demorado- era usado para casos extremos.

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  3. onde se lê colocam lê-se colocações.Ele continua sua afirmação;
    O telefone celular vem dando-nos uma mobilidade inimaginável alguns anos atrás. Posso ser alcançado,se quiser, ou conectar-me com qualquer lugar sem depender de ter um cabo ou rede física por perto

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  4. O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
    Não resta a menor dúvida que o computador passou a ser um grande aliado na educação uma vez que, por exemplo, com apenas um clicar de comandos temos acesso a um universo valioso de informações, de todos os tipos e tempos. Sendo assim, nada mais natural que professores e alunos utilizem a internet como uma ferramenta preciosa, tanto para o ensino como para a aprendizagem. Todavia, será que a compreensão da leitura em textos da internet. Para que o leitor navegue, nos diferentes nós, de informações de forma que haja coerência na leitura, ele deve conectar as informações previamente lidas com aquelas que estão sendo processadas no momento. Para tal, ele usa sua memória de trabalho. Memória de trabalho é aquela utilizada para o processamento imediato.
    Quanto mais atalhos e mais estímulos existirem mais complexa será a sua compreensão, pois, como em qualquer forma de navegação, exige o desenvolvimento de um mapa mental com as informações nele contidas. Esse processo está diretamente ligado à demanda cognitiva e esta por sua vez está diretamente ligada ao nível do entendimento atingido.
    Postado por: MARELI

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